quinta-feira, maio 19, 2005

O Jornal a Venteira

A 15 de Dezembro de 1921, os amadorenses puderam, pela primeira vez, comprar por 10 centavos e ler o jornal quinzenário a Venteira. Este era, por assim dizer, o segundo jornal a ser publicado na Amadora, depois dos números de 1912 e 1915 do a Amadora.

No seu nº 1 a Venteira propõe-se pugnar pelo desenvolvimento d’esta linda terra; incitar os seus grandes amigos a continuarem a (…) tarefa em pról dos seus melhoramentos.

O primeiro director deste periódico será Martins dos Santos e o seu editor Neves Carneiro. A partir do nº 8, este último assume o lugar de director e para o seu lugar virá José Alvarez. A propriedade era do Grupo d’”Venteira”.

É de realçar que foi nestas páginas (a 20 de Agosto de 1922, no nº 7), que pela primeira vez, publicamente, se levantou a questão do concelho da Amadora, com o lançamento de um inquérito que propunha três questões: manter a ligação a Oeiras, passar para Cintra (sic) ou constituír um concelho próprio.

O último nº deste jornal, o 28, sai a 28 de Julho de 1923. No nº 1, vinha o aviso de que a Venteira dispensa honrarias ou favores. Honra lhe seja feita, a Venteira, sem favores, tem o seu lugar na História da Amadora. O último nº deste jornal, que tinha horror aos pirolitos em garrafas de champagne, custava já 20 centavos.

site meter