quinta-feira, setembro 22, 2005

Garcia de Resende, o Humanista e a sua casa em Évora

Garcia de Resende nasce em Évora c. de 1470 e morre nessa cidade em 1536, tendo a sua vida percorrido 3 reinados – D. João II, D. Manuel e D. João III – reis para os quais ele trabalhou. A sua função mais conhecida foi a de Secretário-tesoureiro da famosa embaixada de D. Manuel ao Papa Leão X.

É justamente considerado um dos grandes humanistas portugueses, que para além de escritor, foi músico de nomeada, trovador, engenheiro militar, etc, etc, à boa maneira do Renascimento.

Viveu os seus últimos anos de vida na sua cidade natal, tendo sido sepultado numa capela, por si mandada construir no Convento do Espinheiro.

Por tradição é esta casa atribuída a Garcia de Resende, o que poderá ser verdade, pois sabemos que ele tinha várias propriedades em Évora. O elemento mais importante da casa é a excelente janela, de cariz marcadamente manuelino. É uma janela de sacada, mainelada, correndo na parte superior do saimel dos arcos, uma moldura típica da decoração manuelina, com cordas em laçarias como que a segurar toros de madeira em armação de festa, remetendo-nos para a tradição da decoração efémera das romarias e festas populares.

site meter