sábado, dezembro 08, 2007

Memória da Estação






Será redundância referir o facto do historiador lidar com a Memória. Quase sempre com a memória dos outros, mas sempre num processo dialéctico em que se apropria dessas memórias e em que as torna suas.
No caso da História Local, muitas vezes a memória dos outros se confunde com a memória do próprio historiador. Aí quase que chegamos a uma situação de Ego-história, um ramo ainda novo e pouco explorado da História, em que se parte do próprio historiador, da sua memória pessoal, para uma análise do seu espaço-tempo.
Tudo isto para referir a minha relação vivencial, portanto afectiva, com a Amadora, havendo no caso da Estação da CP, duas situações que me acodem imediatamente à memória.
Uma primeira, mais antiga e esfumada, transporta-me para os meus tempos da infância, para os anos 60. Oriundo de uma família da Beira Baixa, os meus pais para aqui vieram, ainda eu não tinha um ano. E das recordações mais antigas que tenho, uma das mais agradáveis era quando se recebia cestos carregados de vitualhas, despachados de castelo Branco para a Amadora, via CP. Lembro-me de os ir buscar à Estação, antevendo um qualquer mimo da minha avó, por baixo da serapilheira cosida ao rebordo do cesto de verga. No largo da Estação, junto ao barracão das mercadorias, vários triciclos motorizados aguardavam serem fretados para levar volumes a casa de alguém.
Outra recordação, esta um pouco mais recente vem do tempo da minha adolescência, na altura em que estudava no ainda Liceu Nacional da Amadora. Sei que esta memória a partilho com muitos, que na altura eram jovens, e até muitos mais novos que eu. Curiosamente prende-se com um relógio. Quando entre amigos combinávamos um encontro e se perguntava onde, quase invariavelmente a resposta era – “Debaixo do relógio da Estação!”.
in Amadora*100 anos - Exposição

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my site, it is about the CresceNet, I hope you enjoy. The address is http://www.provedorcrescenet.com . A hug.

3:36 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Telefone VoIP, I hope you enjoy. The address is http://telefone-voip.blogspot.com. A hug.

7:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


site meter