sexta-feira, maio 20, 2005

O Mosteiro de Leça do Bailio

O Mosteiro de Leça do Bailio foi a primeira sede da Ordem do Hospital em Portugal, cabeça de Priorado ou Bailiado, de onde provém o topónimo. No local terá existido um convento, construído c. de 900, arrasado em princípios do século XII, durante a investida de Almançor. Durante o século XII, os freires de S. João do Hospital terão iniciado a sua reconstrução, mas será completamente reedificado no século XIV, pelo Bailio Estêvão Vasques Pimentel.

Exemplar típico do gótico nacional, a igreja apresenta-se com características de igreja-fortaleza, ornada de merlões nos flancos e com o pórtico soprepujado por um balcão ameado que proteje uma rosácea. A frontaria é flanqueada por uma poderosa torre de secção quadrangular, com seteiras, janelas geminadas e matacães em balcões na fronte e nos ângulos. A igreja é de três naves e cinco tramos, com clerestório e tecto de madeira. A capela-mor é coberta de abóbada polinervada.

Ainda no século XIV, o Bailio Álvaro Gonçalves, pai de Nuno Álvares Pereira, transfere a cabeça do Bailiado para a Flor da Rosa, que manda construir em 1356.

site meter