sexta-feira, maio 20, 2005

Capela das Conchas

Quinta das Índias
Vialonga
Relatório de Observação

Orago – S. Francisco Xavier

Típica capela rural, integrante de uma antiga quinta.
Como base de trabalho, aponta-se para uma construção do século XVI, embora possa ser mais antiga.
O interior de é de uma nave, com capela-mor pouco profunda, embora essa capela possa ter sido refeita, uma vez que no exterior se perceba uma cabeceira bem escalonada. As decorações do interior são arcaizantes mas devem ter sido feitas já no século XIX. Os azulejos praticamente desapareceram todos, mas os restos in situ remetem para o século XVII. A fachada é rematada em frontão triangular e é circundada por cornija pouco acentuada. O pórtico é simples, rectangular, em pedra bem aparelhada de calcáreo branco, encimado por janela quadrangular. Do lado direito uma porta lateral hoje cega, apresenta um aparelho cortado em bizel, provavelmente também do século XVI.
Numa segunda fase é acrescentada à capela uma construção lateral (lado esquerdo), bem como uma galilé. Este acrecescento poderá corresponder à necessidade de aumentar a capacidade da capela, provavelmente pela sua abertura ao culto público (?). A divisão do lado esquerdo poderia passar a funcionar como sacristia. Curiosamente a galilé é construída em dois registos, sendo que no segundo se abre na parede lateral, uma grande janela que deveria servir para entrada de luz na própria capela, à maneira de clerestório.
Numa terceira fase, provavelmente no século XVII, é construída uma passagem (?), adoçada ao lado direito da capela e da galilé, em abobadilha ogival (por informações de locais). Um dos arranques do arco toral da abobadilha é uma pilarete em rusticado. Esta estrutura apresenta algumas dificuldades de interpretação, uma vez que só teria alguma justificação se ligasse a capela a um outro edifício, facto que só poderá ser lido através de sondagens arqueológicas no terreno.


27.06.04

site meter