sexta-feira, maio 20, 2005

Sortelha

Varanda de Pilatos é o nome porque é vulgarmente conhecido o balcão que encima a porta principal da cidadela de Sortelha, armado sobre uma cachorrada e dispondo de machicoulis ou matacães, sistema de defesa comum na fortalezas medievais.

Sortelha, a 773 metros de altitude, foi uma vila roqueira, construída provavelmente sobre um castro anterior, sede de concelho com foral dado por Sancho II, em 1220, que assim pretendia povoar esta região, sem o que facilmente ela se perderia para Castela. A forma inusitada da sua muralha, em anel, sendo que o castelejo ou cidadela faz as vezes de pedra, estará na origem do seu nome (Sortilia sigifica anel). Pelo foral se percebe que a principal actividade económica dos seus povos, seria a pastorícia.

Em 1510, D. Manuel concede um novo foral, ao qual está ligado o pelourinho que ainda hoje se vê no largo da entrada, frente ao castelejo.

O território do concelho teve algumas oscilações, para além da vila, em 1885 o arrabalde era constituído pelas freguesias de Casteleiro, Moita, santo Estêvão, Malcata, Urgueira, Aldeia de santo António, Águas Belas, Lomba, Pousafoles, Pena Lobo e Bendada. Por essa altura, pertencia Sortelha ao Distrito de Castelo Branco. Hoje, pertence ao concelho do Sabugal, distrito da Guarda e à sua sombra se abrigam os lugares de Dirão-da-Rua, Quarta-Feira, Caldeirinhas, Vinha Redonda, Azenha, Vale de Escaleira e Ribeira da Cale.

Muito mais haveria para dizer, mas o melhor é irem lá (ou lá voltarem, pois Sortelha não se conhece numa tarde), até porque, tal como se canta nas Janeiras –

Inda agora aqui tcheguei
E ó por o pei na escada
Logo o mê coração dixe
Aqui mora gente honrada

site meter